Benefícios:

- Controle de centro;
- Concentração;
- Equilibrio;
- Força;
- Coordenação motora;
- Reeducação postural;
- Flexibilidade;
- Alongamento;
- Proteção das articulações;
- Prevenções de contusões;
- Alivio de dores;
- Aumento da auto-estima.

Quem pode praticar?

O perfil dos praticantes do Método Pilates é muito amplo, pois abrange desde jovens esportistas a pessoas que necessitam de cuidados especiais. Todos os exercícios podem ser adaptados e especialmente aplicados pelo instrutor obedecendo às necessidades de cada público, daí a importância de se praticar Pilates em grupos reduzidos. O método é muito procurado por pessoas que buscam ter mais qualidade de vida no dia a dia, fortalecendo e definindo músculos, melhorando o alongamento e corrigindo a postura.

Além de ser indicado por médicos especialistas a pacientes com alguma patologia, esportistas e praticantes de atividade física também se utilizam do método para aprimoramento do condicionamento físico. Há ainda aulas especiais para a melhor idade e para todo o público que busca o alívio de dores e a melhora na harmonia dos movimentos como um todo.

Muitos profissionais da área da saúde indicam o método também para outras patologias, como:

- Dor na coluna
- Hérnia de disco
- Ciatalgia
- Escoliose
- Hipercifose
- Hiperlordose
- Lesões no quadril e ombro
- Ler/DORT
- Fibromialgia

NOSSOS STUDIOS

Equipado com os mais modernos e melhores aparelhos para a prática do método, o espaço dispõe de duas salas confortáveis, arejada e climatizada.

As aulas são ministradas por Educadores Físicos e Fisioterapeutas devidamente certificados, e têm a duração de uma hora, podendo ser feitas em grupo de no máximo, três alunos. Dessa maneira a aula não perde o foco e todos os participantes podem ser corrigidos e ter a devida atenção necessária.

Curiosidades

O repertório original de 34 exercícios de Pilates tem sido expandido e modificado por instrutores e organizações certificadas pelo mundo afora. Entretanto, o foco no fortalecimento e no alongamento do corpo permanece como um ingrediente essencial da aula.

Atualmente, as mais novas gerações de instrutores difundem a técnica para grande público, introduzindo-a em centros de fitness, universidades, escolas de dança, clínicas, centros de reabilitação e hospitais.

O Método Pilates

Pilates é o último nome de Joseph Hubertus Pilates, criador de um método de movimento extremamente benéfico e revolucionário. Desenvolvido no início da década de 1920, o método que desenvolve corpos fortes, alongados e flexíveis, utiliza princípios específicos que promovem acima de tudo o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

O objetivo maior do método Pilates é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão e integração de todos os seus corpos (físico, espiritual, emocional, energético). Deste modo, todos tornam-se mais eficientes, aprimorando sua performance nas atividades da vida diária e profissional resultando na melhoria da qualidade de vida.
Pilates tem como base um conceito denominado de Contrologia (Contrology). Segundo Pilates, Contrologia é o controle consciente de todos os movimentos corporais. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento.

Para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades, Joseph Pilates define em seu livro "Return to Life" (1945) que são necessários 3 princípios Guia fundamentais: Saúde Integral do Corpo, Compromisso com o Corpo Todo e Respiração. Segundo o Guia da PMA, Pilates utiliza princípios de movimento básicos como: Movimento do Corpo Todo, Respiração, Desenvolvimento Equilibrado dos Músculos, Concentração, Controle, Centramento, Precisão e Ritmo.

O sistema tem diversas influências, entre elas a Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, dança, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas. Ao longo dos anos, alunos do próprio Joseph Pilates e praticantes do método Pilates de todo o mundo fizeram importantes contribuições. Citam-se, como exemplos, o aperfeiçoamento e a criação de novos exercícios, incorporação de novos conceitos de organização corporal, o aprimoramento de equipamentos e a invenção de novos aparelhos e acessórios.

História do Método Pilates

RE:5145-SP

Conheça os nosso parceiros: